28/11/2008

A crise econômica e outras lendas urbanas

Todo mundo no mundo de bíusness está preocupado com a tal "crise", isso não é novidade para ninguém. Claro, ações despencaram para um quinto do valor (ou pior) e os caras do Yahoo! devem estar batendo a cabeça na parede TODO DIA por não terem vendido para a Microsoft quando as ações estavam em quase $50,00 dólares (no pior período chegaram a uns $9 dólares).

Apesar de tudo isso, esse textículo (oi?) é para dizer que a crise é lenda.

Sério, é uma lenda urbana. Sabe aquelas coisas que todo mundo repete como absoluta verdade, que aconteceu com o tio do primo do vizinho? Bem por aí.


Crise? Vem cá que eu vou te mostrar crise, tolinho...

Vi executivos correndo e gritando como menininhas ensandecidas quando souberam que o RBD vai separar (valeu, Eric). E assim como o RBD separar, essa "crise" não é tão relevante assim. Temos tempos difíceis à frente, claro. Não é que as coisas não estejam difíceis - mas percebo que a maior parte das empresas está segurando envestimentos para "ver o que vai acontecer", e não cancelando tudo. Algumas demissões - principalmente em montadoras, blablabla - mas vamos combinar que demissão em montadora é notícia tão nova quanto a Veja ser tendenciosa.

Quem está realmente em crise é o mercado financeiro. Aí respeito usarem a palavra "crise" com temor. Mas quem fez a cagada foram eles próprios, então eles merecem.

A crise vai passar, nem demora. Mas acredito que a mídia é muito responsável por ainda não ter passado. Como em outras situações, o fato de publicarem somente matérias sensacionalistas e "dramáticas" à respeito do assunto gera a mentalidade de que há algo errado. Ficou confuso até para mim, então explico de novo: todas as mídias alardeiam a crise e as pessoas acham que há uma grande crise, deixando de investir/comprar. Isso, por sua vez, gera uma recessão que acaba por reforçar a idéia de crise. É uma crise auto-gerada: aí os jornais têm mais material para falar de crise, aí as pessoas ficam mais preocupadas e gastam menos --- tão sacando onde isso tá indo?

De qualquer modo, toquei no assunto porque as coisas no trabalho estão tensas, por isso ando mais sumido que de costume. E não só no meu, claro. E não é que eu tenha excesso de trabalho, já que todas as empresas clientes estão segurando investimentos, mas a situação em si é estressante.

Caraca, puta crise... ¬¬
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos a passagem de fim de ano já está comprada! E nem vem com desculpa pra não trazer presente de Natal!

Dani Vitrolinha disse...

Ah fala sério, agora é tudo culpa da crise... Arrumaram, desculpa pra tudo...
E vc migo tricolor? Confiante pra domingo que vem???
Quanto ao post de baixo... TEnho uma relação de amor e ódio com Lost.. hehhe é bom demais né não?

Beijoca queridão.

Anônimo disse...

Nhé, quem te explicou o mercado de ações fui eu, e bêbado ainda :-P