06/11/2015

Foley

Uma curiosidade sobre a história do cinema (contada por um leigo que não sabe a história do cinema, então relaxem e aceitem a ironia - é bom avisar, antes que xinguem muito no twitter heheh):

No início veio o cinema mudo. Não demorou até que os estúdios e cinemas passassem a colocar trilha sonora ao vivo em seus filmes (não vou falar em datas, não faço idéia das datas! Nem sei se demorou pouco, na verdade. De repente demorou bagaráleo. Mas "Não demorou até" ficou legal pro texto), em geral nada mais que um pianinho, para ajudar a dar o "clima" com a trilha sonora. Então veio finalmente o advento dos filmes com som, uma grande revolução. E a experiência mostrou aos alienígenas hollywoodianos que o sistema mais eficiente – apesar de mais caro – não era gravar o som “ao vivo”, durante a tomada que estava sendo filmada: o vento e outros fatores externos (ruído ambiente) tiravam muito da qualidade e clareza do som que realmente importava – as falas dos atores e sons importantes para a história. Porrrrrrrrrrrrtanto hoje em Hollywood TUDO é dublado – inclusive os efeitos sonoros! Ou seja, além de atuar no filme (alguns não atuam tanto assim, eu sei...), depois os atores dão um "bis" dublando as próprias falas em estúdio.


E quanto aos sons??? Explosões, passos, vidro quebrando, socos, grilos, etc, etc etc??? Pouca gente sabe (de novo licença poética: não sei se pouca gente ou muita gente sabe, nem sei se de repente TODO MUNDO sabe, me deixa), mas existem profissionais especializados em "fingir" esses sons – são chamados de “foley artists”. São essas pessoas que, acreditem, são responsáveis por absolutamente TODOS os sons (menos vozes) que você ouve durante um filme (exceções à parte, é claro – sempre tem um ou outro filme, geralmente produções independentes - ou de artistas querendo ser “alternativos” - que não usam esse recurso. Ah, aliás: alguém aí além de mim já parou para se perguntar o por quê dos filmes brasileiros terem o som ligeiramente “estranho”? Pois é, em filmes tupiniquins, por questões de custo, isso em geral não é feito! Mas era feito, e muito, na época das radionovelas - uns trezentos e dezessete anos e meio atrás). E os caras fazem tudo isso com cada coisa nada a ver! Tipo, barulho de chuva já vi sendo feito com papel alumínio,

Aí foram um passo além: na propaganda abaixo, a agência da Honda na Inglaterra (não sei quem atende!) foi criativa, usando o processo de foley como a própria propaganda, alternando com imagens do carro. O resultado é incrível, dá a sensação de que você está ouvindo o carro, mesmo VENDO que são artistas de foley. Simplesmente perfeito.


Olha um link direto aqui.


O "ad" também está, é claro, no site da Honda inglesa (não quero ser processado, afinal de contas! Já não tenho dinheiro do jeito que tá...) O chato é que é um pouco mais pentelho de achar, tem que fuçar um pouco o site - em flash.


.
..
...
....tá, tá... admito: tô sem inspiração, pôrra. Mas pelo menos tem algo legal pra ver e cultura no texto, ué! Reclamar do quê? =P

Nenhum comentário: