23/03/2008

Origem da Páscoa

Acho esses assuntos muito interessantes então vou escrever a respeito. Que fique claro que não quero com isso implicar ou provocar qualquer católico, evangélico, mórmon ou o que quer que seja, estou apenas citando origens históricas para a data, e não afirmando que a filosofia seja verdadeira em detrimento de qualquer outra. Dito isso... Talvez não saibam disso, mas a maior parte da simbologia da Páscoa não tem nada a ver com Jesus Cristo. Muito menos a data. Na verdade, a igreja católica estava em crescimento na Europa e queria convencer os “pagãos” a se converterem. Para conseguir isso, o Vaticano decidiu datar seus feriados para coincidir com o calendário dos pagãos. Em alguns casos a coincidência foi suficiente, em outros foi necessário criar um feriado completamente novo.

É no mínimo curioso notar que todo mundo diz tranquilamente que a Páscoa usa o coelho como símbolo de “fertilidade”. Mas será que ninguém para pra pensar que Jesus não teve filhos (pelo menos na versão oficial)?? E que a própria Maria deu à luz Jesus através de “concepção imaculada”? Renascimento não tem nada a ver com nascimento ou reprodução – onde entra fertilidade nisso? É que a páscoa foi escolhida, por ser uma das datas mais importantes do calendário católico, para “disputar audiência” com uma das principais festas pagãs, o festival do Equinócio da Primavera – época do ano, como sabemos, que o “amor está no ar”. Daí a questão da reprodução, fertilidade, sexo selvagem blábláblá, e é aí que entram as religiões pagãs, todas fortemente baseadas na natureza: nessa data os pagãos celebravam a divindade da fertilidade, cujo nome era a própria palavra “primavera”: “Eastre” (anota isso que vai ser importante mais para a frente), e seu amante, um deus feito de vegetação (lógico, é primavera, pô! heheh).

Esse amante era nascido de uma mãe virgem e morria e ressuscitava durante esse festival, entre 22 e 25 de março. Isso séculos antes de Cristo! O festival iniciava na sexta feira com um ritual de sangue (pela morte dele) e durava três dias, até sua ressurreição. Lembra alguma coisa?

O mais interessante de tudo é que essa deusa (que também já foi chamada de vários outros nomes, como “Afrodite”, “Cybele”, “Demeter”, “Ishtar” e “Kali”, entre outras), “primavera”, também foi chamada em diversas culturas nórdicas pelas variantes “Eostre”, “Eastra” ou “Ostara”. Páscoa em inglês é “easter”, e em alemão é “ostern”. Coincidência?

Outra coisa interessante é que a Páscoa celebra o renascimento de Jesus Cristo, e a igreja sabe a data exata (o “terceiro dia”). Então por que a Páscoa não tem data fixa? Eu particularmente sempre achei estranho. Ele ressuscita em dias diferentes a cada ano??? Na verdade não. Mas o equinócio da primavera varia todo ano.

Isso tudo explica o coelho e a mudança de datas. Beleza. Mas por que raios juntar COELHOS e OVOS??? Eu era um péssimo aluno de biologia, mas qualquer idiota sabe que coelho não bota ovo! É fácil ver isso, porque coelhos têm filhotes o tempo todo, então estatisticamente mais cedo ou mais tarde você vai ver uma coelha parindo (claro, desde que tenha coelhos perto de onde você vive). Existem diversas explicações “católicas” para esse costume, e a mais aceita é que os ovos coloridos representam a luz solar. Aí vem mais um ponto interessante: não é que o coelho “bote” ovos. A igreja católica uniu as duas coisas para criar um simbolismo que se encaixasse em suas crenças (aliás, eu sempre achei essa estratégia brilhante). Mas historicamente, os ovos vêm da tradição da tal da “Ostara”, cujo mito dizia que ela chegou aos homens no equinócio da primavera, descendo do céu e caindo no rio Eufrates em um “Ovo Celestial” fertilizado pelo próprio deus Sol (a divindade-mor). Assim, para celebrarem sua chegada, no equinócio da primavera os pagãos se davam ovos em homenagem à chegada da deusa, coloridos para representarem a luz solar.

Na língua portuguesa, a palavra “Páscoa” vem do hebreu “pessach”, que celebra a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. Ou seja, uma salada completa.

Curiosidade para as meninas (principalmente): sabe o que é "Theobroma"? É o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura, batizada assim pelo botânico sueco Linneu, em 1753. Mas quem “inventou” o chocolate mesmo (resposta a uma pergunta não feita pela minha querida amiguinha Déia) foram os Maias e Astecas. Déia, chegou tarde para matá-los: os espanhóis deram cabo disso há muito tempo.

Nenhum comentário: