21/05/2009

Polarização de Aceitação

Li recentemente um artigo de psicologia que me apresentou à teoria da polarização de aceitação. Poucas pessoas a conhecem, mas porra se não é uma das forças dominantes de nosso comportamento. Explico: pesquisadores descobriram que quando a gente ouve um argumento que vai contra nossas próprias opiniões, o lado emocional domina o cérebro.

É isso aí. Você achando que é super lógico, mas não é. Não nos casos em que está errado (mas fica calmo, eu também não sou. Nem ninguém, pelo visto).

Eu sempre disse que se existe um deus ele (sim, "ele", porque uma mulher jamais faria algo tão estúpido) é piadista. Vai dizer que não? Porque o que isso significa é que nosso cérebro, do qual a gente se gaba tanto, é programado para fazer a gente passar vergonha. Quando estamos errados, automaticamente nosso cérebro interpreta os fatos de uma maneira que justifique NOSSO ponto de vista, não importando o quão ridículo estamos sendo e quantas provas em contrário existam. Diferença entre os homens e os outros animais, sei! ¬¬

Certeza que deus se acaba de rir com essas cenas – e fala sério, para alguém que é onipresente, nunca deve ficar tedioso!

Portanto da próxima vez que você estiver em uma discussão com outra pessoa e ela der um argumento completamente fora de contexto, que não faça o menor sentido nem tenha nada a ver com nada, fique feliz: isso significa que você está certo. No entanto, prepare-se para não saber nunca quando você mesmo está fazendo papel de idiota, porque os argumentos de uma pessoa que está polarizada sempre parecem fazer sentido (para ela) – não importa se soa absolutamente ridículo para todas as outras.

Tá, eu sei que você já imaginou que, se estou falando sobre isso, provavelmente tenho um exemplo. E tenho mesmo – um não, uma porrada.

Mas não vou contar! Tem gente que lê isso aqui!!!
.

5 comentários:

Unknown disse...

hahaha... eu leio!! E devo ter vários exemplos também! Quem não tem?
Interessante a teoria!

Angela Natel disse...

Amei a teoria. Provavelmente estamos errados, e dependemos de outro alguém, porque sozinhos estamos perdidos.

ANNE KARINE DE LIMA disse...

ahhhhh...conta conta!
^^

ANNE KARINE DE LIMA disse...

Também gostei da teoria...
Imagino quantas vezes eu estava errada...¬¬ (que vergonha) oO'

=*

Monicake disse...

Aaaaaaah conta! Principalmente se for algum exemplo em que eu esteja certa hahahaha
AMO!