27/08/2009

Fim da picada

Era inevitável. Começa a faltar assunto e a gente desmotiva de escrever, e acaba tendo que tomar uma decisão como essas - decisão, aliás, que todo mundo que tem blog toma mais cedo ou mais tarde. É por isso que, sem mais delongas, anuncio minha primeira lista Top-qualquer-coisa (resposta de questionários, que já pintaram, não contam...) com os 10 álbuns que eu considero mais fodásticos na história da música!

10 - Trans-Siberian Orchestra, Beethoven's Last Night



O álbum é maravilhoso, uma ópera rock com música clássica na guitarra e composições próprias (no melhor estilo Broadway). Simplesmente fantástico, adoro a união de rock e clássica. Em uma palavra: ducaráleo.

9 - Ramones, Brain Drain



Quem disse que precisa de mais do que 3 acordes para fazer música legal? Esse álbum eu ouvi pela primeira vez quando tinha uns 14 anos, e foi uma completa revolução mental para mim. Eu não sei definir Ramones de outra forma além de "é legal pra caralho".


8 - Iron Butterfly, In-A-Gadda-Da-Vida


A música título tem a abertura mais foda da história da música, ponto. E o álbum é um exemplo fantástico do rock cru e psicodélico que precedeu o heavy metal (estilo que, curiosamente, não curto nem um pouco).


7 - Guns and Roses, Appetite for Destruction


Ok, bem década de 80 e Guns não é exatamente um "clássico eterno" da música, mas acho esse álbum foda. Ganhei a fita K-7 de uma prima no meu aniversário de sei lá, 9 ou 10 anos, e ouvi até gastar. Se bobear ainda tenho em alguma caixa por aí, e é o tipo de álbum que não tem tempo ruim para ouvir. Sweet Child o'Mine? Presente. Welcome to the Jungle? Também. Paradise City? Mr. Brownstone? My Michelle? It's So Easy? Anything Goes? Desse álbum também. Praticamente tudo de foda que o Guns já fez na vida está aí. Praticamente.

6 - Queen, A Night at the Opera


Ouvi muito pequeno e sempre achei a coisa mais fantástica do mundo. Que outro adjetivo usar para um álbum que tem
Bohemian Rhapsody, Love of My Life, You're My Best Friend e '39? - e mais velho, quando fui comprar pela primeira vez o CD (pirataço n um camelô, confesso), veio com duas músicas bônus que eram para ser desse álbum mas foram guardadas para depois: simplesmente Tie Your Mother Down e We are the Champions. Ok, não fazem parte da versão oficial do álbum, mas quem se importa? Me marcou pra caramba e é até hoje um dos meus álbums favoritos.

5 - Jethro Tull, Thick as a Brick


Da abertura ao último segundo, essa ópera-rock de 43 minutos e 50 segundos é duca. Mudanças de ritmo, orquestra, diversos instrumentos e uma letra carregada do típico sarcasmo inglês, tudo isso em puro róquenrôu.


4 - Joe Satriani, Surfing With the Alien



Eu não sou muito fã de virtuosos da guitarra. Para mim sempre foi punheta musical, adultos brincando de "quem toca mais rápido", mais notas e por mais tempo. Um saco - até eu ouvir esse álbum pela primeira vez. Joe Satriani tem um estilo que puxa para o Blues e valoriza mais a musicalidade e o ritmo do que a velocidade. O resultado? Um orgasmo musical (como qualquer mulher já saberia, aliás).


3 - Oasis, Definitely Maybe



Quando ouvi Oasis pela primeira vez, fiquei hipnotizado. Eu tinha uns 15 anos, e Live Forever estreava na MTV às 3 horas da manhã. Sei-lá-que-VJ-ridículo(a) anunciava no programa que era a primeira vez que o clipe passava no Brasil. Quando a música acabou, a primeira coisa que pensei foi "Essa é a música mais fodástica dos últimos 15 anos FÁCIL!
Preciso desse CD!" E o que digo para você sobre esse CD? ESSA É A MÚSICA MAIS FODÁSTICA DOS ÚLTIMOS 30 ANOS FÁCIL! Se não conhece, você PRECISA CONHECER!

Repetitivo, eu? Imagina.


2 - The Beatles, Abbey Road



Ouço Beatles desde antes de nascer, e é a melhor banda de todos os tempos, sem dúvida. Mas é claro que, quando era pequeno, acabava mais atraído por álbuns mais "brit pop" - Twist and Shout na cabeça! Achava esse álbum chato e meio que apaguei da cabeça, e só fui revisitá-lo bem mais velho. Assim como Ramones quando eu tinha 14 anos, aos 18, 19 foi esse álbum que causou uma revolução mental em mim, abrindo todo um novo mundo musical. 'Nuff said.


1 - Pink Floyd, Dark Side of The Moon




Ok, os Beatles são a melhor banda e isso é indiscutível, mas o melhor álbum do mundo é esse. Outra banda que ouço desde o berço (culpa dos meus pais e tios), mas só fui realmente entender mais velho. Achava chato e meio monótono quando criança, mas quando voltei a ouvir... não tenho palavras. Os solos de guitarra do David Gilmour mexem com a alma, cara. As letras do Roger Waters são bem pensadas e muito inteligentes (
Time é fodélica, Brain Damage é assustadoramente animal e Eclipse fecha o álbum com perfeição). Fora que, se tocar junto com "O Mágico de Oz", fica ducaralho. Se fumar unzinho então...

É isso, negada. Agora só falta começar a fazer memês gigantes, trocar selinhos de "blog mais fofuxo" e pedir votos pra "melhor blog ogro de bossalidades com o Shrek andando de moto com a Trinity".

É o fundo do poço, minha gente.
.

Nenhum comentário: