16/12/2011

Egoísmo

Todo mundo é egoísta. Em maior ou menor grau, claro. A gente é egoísta até sem perceber, às vezes. Ou até quando acha que está fazendo algo totalmente altruísta. (lembrei daquele episódio de Friends agora). É normal, a raça humana é assim, vem de fábrica - não sou psicólogo mas tenho certeza de que tem algum estudo renomado sobre isso, pode procurar.


E eu sempre me considerei um cara bastante altruísta. Sempre gostei de ajudar os outros e tive consciência – e certa vergonha – quando meu lado egoísta surgiu, sempre em coisas menores. Ou foi o que pensei. A gente vai crescendo e evoluindo e repensando a vida e nessas percebi que sou muito mais egoísta do que pensei. Assustadoramente, até.


Meus pais sempre foram meio esquisitões, meio fechados, na deles, e eu cresci com um anseio muito grande de independência. E aos 17 já trabalhava e pagava todas as minhas próprias contas (exceto aqueles “detalhes” de casa como empregada, água, gás, luz...), aos 19 saí de casa para estudar na UNICAMP e desde então, tirando um período em que voltei para SP e voltei a ter aqueles detalhes cuidados, tive minha vida praticamente separada da deles. E me orgulhava de não dar trabalho. Minha irmã, pelo contrário, continuou em casa (e até hoje), e sempre contou com a ajuda deles para várias coisas – e eu, me achando superior, olhava para isso com até um pouco de desprezo. Mas isso é ridículo. Eles podem ter ajudado a minha irmã mais freqüentemente, mas quando me ajudaram, foi de maneiras (e com valores) muito maiores. E eu achando que era super auto-suficiente... pffff


Mas o que realmente me atingiu como um porrete na testa disso tudo foi pensar no quanto eu fui egoísta com eles. Ajudar é uma maneira – para pessoas tão fechadas – de participar das nossas vidas, de fazer parte de alguma maneira e de, claro, ver os filhos bem. E eu privei meus pais disso durante a vida toda, quase a metade da minha vida toda, até porque quando aceitei a ajuda foi sempre relutando, e não aproveitando; sempre com ressalvas e um sentimento negativo de insuficiência, ao invés de alegria e compartilhamento.


Devo desculpas aos meus pais, mas o pior (para minha culpa) é que eles não esperam por isso. E nem mesmo aceitariam. Só estão lá, esperando a chance de eu deixá-los me ajudarem. E assim participarem um pouquinho da minha vida.


Às vezes consigo ser tão escroto que me choca.

.

2 comentários:

B. disse...

Querido amigo, por incrível coincidência da vida, estava pensando sobre nossos egoísmos hoje mesmo. Pouco antes de ler seu post.
E o que posso te dizer é: não se julgue tão severamente.
Nenhum de nós erra de sacanagem. Em geral, erramos tentando acertar.
O importante é reconhecer o erro e estar pronto para tentar consertar. Mas com a cabeça e coração leves, porque nós, com certeza, vamos continuar errando vida afora.
Beijos e fica em paz.

B. disse...

Quando eu disse nossos egoísmos, quis dizer de nós, humanos em geral rsrs