28/01/2008

Lego

Êeeee saudadona da infância. Li essa reportagem, e em homenagem aos 50 anos de uma invenção muito legal: o Lego!

Quem diria que o Lego foi inventado por um carpinteiro pão duro??? Mas foi! Ole Kirk Christiansen era um carpinteiro da cidade dinamarquesa de Billund que passou a fazer brinquedos a partir do final da década de 1920, para economizar custos. Os primeiros designs foram inspirados pelas versões em miniatura que fazia de seus móveis.


Lego é Arte!

Em 1931 ele fundou a Lego - do dinamarquês "leg godt" ("brinque bem"), embora em latim a expressão signifique "eu monto" ou "eu junto", coincidência que o carpinteiro não sabia até muito depois.


Lego é vanguarda, música, cultura!

No início feitos em madeira, a Lego passou a utilizar plástico na vanguarda, quando muitos vendedores e consumidores ainda achavam que a invenção não ia pegar. Em 1949 começou a produzir as famosas peças (provavelmente idéia de algum estagiário), e em 1958 alguém mais experiente olhou para aquilo e pensou: "pôrra, não faz o menor sentido fazer milhões de peças de diferentes encaixes. Se fizermos tudo do mesmo jeito, sai mais barato produzir e os consumidores podem encaixar qualquer peça!" Depois de mandar o estagiário embora, começou o desenho que as peças de Lego têm até hoje.

A empresa ainda pertence à família Christiansen, que hoje goza com gosto da fortuna criada pelo vovô: a empresa LUCROU 120 milhões de euros em 2007. Mas não sem dificuldades: o século XXI tem sido malvado com os Christiansen, que tiveram prejuízo atrás de prejuízo até reestruturarem um monte de coisa, venderem os parques Lego e demitirem 25% dos funcionários. E 2007 foi o primeiro ano com lucro do SÉCULO.

Em 2008, a empresa estima fabricar 19 BILHÕES de pecinhas, para engasgar e sufocar divertir 400 milhões de criancinhas. Longa vida à Lego!!!!


Lego é DIVERSÃO!

...e é issaí!

Um comentário:

Andréia disse...

hahahahahahahahahaha
hahahahahaha o que é isto????


bem............hehe eu sei o que é isto............

Beijos!