17/11/2008

Reclamão

Eu sei que nem sempre reclamar adianta alguma coisa, mas fiquei puto que, de 4 CDs que comprei na Saraiva.com, 2 vieram com a caixinha rachada. Quando liguei para ver o procedimento de troca (e eu estava disposto a ir até uma loja deles para trocar), fui informado que teria que ir até uma agência dos correios, mandar para eles (Saraiva) investigarem se minha reclamação procede, e aí sim me enviariam os CDs novos. Porra, até lá o novo CD do Oasis nem seria mais "novo". Qual a graça?

Inspirando-me no miguxo Leão, que já ensinou que quem não chora não mama reclamar faz bem, mandei um e-mail:

"Prezados senhores,

Semana passada fiz uma compra de pouco mais de R$XX,XX, de quatro CDs. Os produtos chegaram na sexta-feira dia 14/11, e fiquei surpreso ao perceber quando abri o pacote que 2 dos 4 CDs que comprei vieram com a caixa trincada. Cheguei a iniciar o procedimento no site, mas não estou satisfeito com essa solução.

Veja bem: comprei pela internet pela comodidade e praticidade, e não tenho tempo nem disposição para ir até o correio, devolver o produto para que vocês o analisem e depois enviem o substituto novamente para mim. Para que cumpram esse procedimento, até eu receber os substitutos vai levar pelo menos duas semanas. Comprei os CDs com entrega em 2 dias porque queria ouvi-los em 2 dias, e ainda nem os tirei do lacre (para fazer o processo de troca, quando pensava que seria rápido). Uma curiosidade: nas instruções de troca vocês pedem que o produto seja envolto em papéis para proteção, mas quando os recebi de vocês não veio com qualquer tipo de proteção (bolsas de ar, papel bolha, nem mesmo envolto em papéis como vocês sugerem que eu faça).

Com tudo isso, minha decisão como cliente é ficar com os CDs defeituosos e evitar comprar com a Saraiva no futuro, já que não posso confiar na qualidade dos produtos enviados (e caso haja defeito, não querer um processo demorado e incômodo). Isso me deixa extremamente chateado porque minha loja virtual favorita era justamente a Saraiva, até hoje.

Entendo perfeitamente a necessidade de processos e conferência dos produtos para efetivar trocas, então não é uma crítica nesse sentido. Espero que entendam apenas que é preciso também ter em mente a satisfação do consumidor e cliente da Saraiva, facilitando um processo que é inevitavelmente desconfortável - por que não possibilitar que o cliente faça a troca em uma das lojas físicas, se assim preferir (já fiz várias compras em que a entrega foi realizada em uma das lojas, não vejo qual poderia ser a dificuldade em adotar o mesmo processo para troca)? Assim a "avaliação técnica" poderia ser feita na hora, agilizando o processo. Ou então retirar o(s) produto(s) no endereço do cliente, e não fazer com que ele se desloque até uma agência dos correios ou uma loja física à menos que assim deseje.

De qualquer forma sei que talvez vocês não se importem em perder um cliente que dentro do faturamento de vocês é inexpressivo, mas quis expressar meu sentimento de decepção com uma empresa que até então era, para mim, referência pelo atendimento.

Sinceramente,

OgrO"

Vamos ver no que dá...
.

5 comentários:

B. disse...

eu já tive problema semelhante com a submarino.
E o pior é que nem existe uma loja real pra vc reclamar, só a virtual então, com o perdão da palavra, a merda foi pior ainda porque tinha que resolver tudo naquele telefone 0300 que paga-se por minuto. amazing...

Anônimo disse...

Com loja online ainda não tive problemas, mas estou com um problemaço com a Oi e não consigo resolver o problema. Infelizmente tive que recorrer ao PROCON.

E isso é muito chato.

leão disse...

Ha!
Issae!

Tomara que dê certo e tenha um bom desenrolar essa história. Tive problemas com o Submarino também e infelizmente tive que ir até os Correios. Saco!

Enfim. Good luck! \o/

Reb's disse...

Eu sou reclamona por natureza (afinal, advogado é uma raça mesmo). Mas nos casos que eu reclamei por e-mail, no máximo, recebi um "Pedimos desculpas pelo incômodo" e não passou disso.
Quando o problema foi maior, não tive dúvidas e entrei com ações. Já ganhei uma grana da Vivo por danos morais e estou esperando a sentença em um contra a Sony, que eu espero ganhar também...
O único atendimento ao consumidor que funciona, é o da Grow. Esses sabem respeitar o cliente!
Como você disse, quem não chora não mama!

Anônimo disse...

Bem, se não der em nada, pelo menos você produziu um texto bonito, sem xingar nem cuspir em ninguém.