27/10/2015

Desafio

O problema é que dialogar é difícil. Muito difícil. Argumentar, respeitar e compreender o ponto de vista do outro, enxergar o mundo de maneira que não seja absolutamente egocêntrica - tudo isso exige esforço, porque somos animais que naturalmente tentam proteger seus interesses. Sua prole. Sua caça.

Maneiras de pensar diferentes da nossa se tornam imediatamente uma ameaça. Se EU não acho algo "certo", não quero que NINGUÉM possa fazer esse algo. Se eu considero algo "normal", eu quero que todos se comportem dessa exata maneira. De certa forma, somos todos assim, mesmo que seja óbvio que algumas pessoas são muito mais esforçadas em impor sua visão do que outras.

Ou será que apenas em assuntos diferentes? Tenho uma amiga, por exemplo, cristã super devota, que não se opõe ao casamento gay. Aliás já conversamos a respeito e nas próprias palavras dela: "não é nem algo que deveria ser discutido, de tão óbvio: todos têm que ter os mesmos direitos, ponto final" - e isso incluía adoção, etc. Mas se o assunto for trânsito, por exemplo, ela já acha que todos os que cortam pela faixa da direita para virar à esquerda merecem pena capital, e ela passa horas estragando discorrendo em qualquer happy hour sobre esse assunto.

Ou seja, viver realmente em democracia, com direitos iguais, é uma batalha contra nossos instintos. Não é natural. Ter que ouvir - e RESPEITAR - opiniões diferentes, aceitar que nossa visão de mundo não é unanimidade universal, que o que consideramos importante não tem a mesma importância para um governo eleito, é difícil demais. Mesmo que esse governo tenha sido eleito pela maioria das pessoas, não consigo conceber que pensem tão diferente de mim, que estejam tão "errados". A certeza que muitos tinham (e, mesmo depois da investigação e recontagem pelo PSDB ter apontado que não houve fraude, muitos ainda têm) de que as últimas eleições para presidente haviam sido fraudadas é um excelente exemplo disso. Pessoas discordando de um governo e não aceitando que talvez para outros tantos esse governo possa ter feito sentido. Ao mesmo tempo, uma vez que apoiei determinado partido ou governo, me torno praticamente incapaz de criticá-lo com o afinco que dedico a criticar "o outro lado", quando na verdade deveríamos avaliar uma gestão e cobrá-la de acordo, seja qual for o partido (não citei partidos aqui de propósito porque tenho certeza absoluta que cada lado vai entender essa frase como uma alusão direta ao seu partido versus o outro partido e vai ser divertido ler qualquer comentário ou xingamento, já deixei a pipoca no microondas).

Essa semana tivemos também a incrível polêmica do ENEM, aonde uma redação com tema sobre a violência contra a mulher foi considerada "doutrinação de esquerda". Não acho que as pessoas que afirmaram isso realmente tenham refletido sobre o que estão falando, elas simplesmente não conseguem aceitar que nada que venha de quem pensa diferente possa fazer sentido, possa ser benéfico, possa ser bem feito. Rejeitar imediatamente é uma reação natural ao que é percebido como ameaça - a loucura disso tudo, porém, é que pensamentos diferentes não deveriam ser considerados ameaças, obviamente. Mas estamos de tal maneira polarizados nessa discussão, pela incapacidade de dialogar e absoluta falta de empatia, que se torna uma.

Transparência total: eu sou de centro (mas não é ficar em cima do muro. A melhor descrição é essa aqui, do Chris Rock). Tem muitas coisas que acho interessante terem um viés mais social, e muitas coisas que acredito que devem ser regidas por lei de mercado, sem interferência estatal. Sou definitivamente "capitalista". Mas tenho diversos amigos "de esquerda" e "de direita". Convivo bem com todos, por entender a importância de considerar diferentes opiniões, e tenho amigos bem radicais para os dois lados, para os quais eu deixo a mensagem abaixo:

Nem todo mundo que pensa como você é seu amigo.

Nem todo mundo que pensa diferente de você é inimigo.

No final das contas afirmo categoricamente, por experiência própria: não é tão impossível assim ouvir os dois lados. E estou cada vez mais convencido de que é a única maneira de conseguirmos avançar.

Nenhum comentário: