30/04/2020

Ideias

Muitas vezes antes de começar a escrever vem um conceito geral na cabeça, e conforme começo a escrever, as ideias vão tomando forma, se encaixando, e eventualmente formando alguma coisa pelo menos coerente (nunca disse que são BOAS).

Oooutras vezes, as ideias nunca chegam a ficar coerentes, ou as acho sem graça demais, ou nonsense demais, e acabo desistindo.

E outras ainda eu anoto o conceito geral, porque a ideia parece legal, eu sinto que o tema é interessante para mim e eu me divertiria escrevendo, mas não consigo desenvolver como gostaria, não sai do lugar. Eu sei que o processo criativo é "99% transpiração e 1% inspiração", o clichê existe por um motivo, mas não sou fã da transpiração dando murro na parede: se não consigo ao menos desenvolver um pouco a ideia, já sei que quebro a cabeça e não sai nada. Já tentei bastante quando era mais jovem, mais criativo e tinha tempo livre nas mãos, não vai ser agora que não tenho nada disso que vai mudar.

Então eu sei que tenho que deixar a ideia marinando ali, reler de vez em quando, acrescentar algo, mudar aqui e ali para finalmente sair algo. E... mesmo assim às vezes não sai. É o que aconteceu no exemplo abaixo: já está há mais de 3 anos salvo o rascunho da ideia abaixo. Toda vez que leio, acho que posso gostar de escrever algo com essa ideia, mas leio, releio e no fim não sai absolutamente nada. Já que não sai nada... coloco aqui a ideia bruta. Tá aí algo que nunca tentei: publicar, e ver se sai algo então. hahahah Se não, pelo menos posso dizer que publiquei algo.

"A Poção

Um soldado, muito ferido, ao ser deixado para morrer em uma batalha encontra uma bruxa com uma poção mágica que salva sua vida recuperando todos os ferimentos, mas que encurta sua vida em um ano. Um solitário que só conhece a guerra, volta às batalhas e continua lutando e se ferindo e se curando magicamente. Eventualmente se torna o maior guerreiro do mundo conhecido. Porém, quando está colhendo os frutos de suas glórias e desfrutando de riquezas e conforto, e finalmente encontra o amor de sua vida e se apaixona, percebe que usou a poção um número tão grande de vezes que irá morrer a qualquer momento."

Eu vejo a possibilidade de discutir solidão, imediatismo e até mesmo nossa cultura workaholic, de deixar a vida passar sem dar atenção para as coisas realmente importantes - mas não vejo a história. Quem sabe um dia?

Um comentário: